A Liderança e o Perfil Comportamental

Posted on Posted in Assessment, Blog, Liderança, Soft Skills

Melhore a Sua Liderança Conhecendo o Perfil Comportamental DiSC® da sua Equipa

(Artigo Publicado na RHOnline)

Ser um bom líder nos mercados de hoje passa pela necessidade de ter um conhecimento profundo acerca dos comportamentos de si e dos outros. Sabendo quais são as características e as preferências de cada um, pode motivar melhor o cliente, o colaborador ou a pessoa que tem diante de si e melhorar os resultados do processo em que está envolvido, mas por si só isso não chega para ser um bom líder.
Os comportamentos têm por base emoções que se não forem percepcionadas pelo líder, ele próprio não consegue entender o que se passa em si e no outro. Esta percepção só é conseguida à medida que desenvolve o autoconhecimento, levando desta forma a um maior discernimento de si e do outro.

Uma empresa de sucesso sabe que o seu capital humano é o centro da organização, e como tal utiliza esta premissa na sua prática corrente desde a própria seleção de candidatos, onde cada pessoa deve ser selecionada de acordo com o seu perfil comportamental para as funções que está a ser contratada, até à própria liderança diária na empresa onde um líder deve liderar cada elemento da sua equipa de forma diferente tendo em conta as diferentes competências e talentos, percebendo que as ações que motivam uma pessoa muitas vezes não funcionam com a outra.

Utilizar ferramentas que nos ajudam com estes processos é uma vantagem enorme para a área dos recursos humanos e para os líderes no geral, funcionando como alavanca para atingir resultados com as equipas, pois ajudam os colaboradores a ganhar uma melhor compreensão das atitudes, dos comportamentos e do potencial de cada um no seu ambiente de trabalho. Este ganho de consciência relativamente a si próprio e dos outros, dá por exemplo uma noção clara das razões pelas quais cada um obtém determinados resultados ou encontra certos obstáculos.

A e-Estratégico com a sua metodologia de Coaching Estratégico® para empresas, proporciona ao líder um desenvolvimento da sua inteligência emocional trazendo à superfície a consciência por de trás de emoções imaturas e que ofuscam a mente do líder. A metodologia consiste num plano de ação muito concreto e individual com o líder, onde se utiliza a ferramenta DiSC®, que a e-Estratégico representa, abordando e identificando essas características individuais numa primeira fase, auxiliando o desenvolvimento da liderança. Na fase seguinte o líder é proposto a passar por um desenvolvimento em coaching estratégico® para que não fique apenas pela compreensão dos comportamentos mas que aprofunde essa compreensão conseguindo ser um bom líder.

Os perfis DiSC® e a respetiva abordagem que a e-Estratégico utiliza, tais como conteúdos, métodos, materiais de formação e técnicas em coaching estratégico®, foram concebidos para facilitar este ganho de consciência por forma a garantir os melhores resultados ao líder. Quando passa pelo processo de transformação com o DiSC®, cada líder passa a ter a responsabilidade de saber ao nível da relação que estabelece com os outros, de como comunicar e interagir de maneira diferente, de modo a obter os resultados que pretende e a ultrapassar as barreiras que encontrar.

Nesta abordagem utilizada pela empresa, o conhecimento acerca dos perfis comportamentais assentes nos instrumentos DiSC® é de extrema importância e que têm como base a ideia simples de que as fundações para o sucesso pessoal e profissional assentam no pressuposto que cada indivíduo tem de: conhecer-se a si próprio; compreender os outros; ter a percepção do impacto das suas ações e atitudes nos outros, e saber adaptar o seu comportamento em função do interlocutor e da situação. A concretização destes pressupostos, permite acelerar a transformação dos conceitos do DiSC® em ações e consequentemente, em resultados.

De acordo com o DiSC®, as pessoas apresentam combinações de vários estilos comportamentais apresentando, dessa forma, competências e talentos específicos para executar as suas tarefas diárias. Se o líder conseguir identificar essas diferenças e direcionar as tarefas de forma específica para cada perfil, além da pessoa se sentir mais motivada com o seu trabalho estará mais envolvida para a realização do mesmo, podendo trazer melhores resultados. Para que o líder consiga entender esse conceito e mudar a sua forma de liderar com base na metodologia de Coaching Estratégico® e utilizando o perfil comportamental em cada elemento da equipa, ele deve primeiro conhecer o seu perfil comportamental preferencial e posteriormente o perfil de cada pessoa da sua equipa. Dessa forma, o líder pode adaptar-se aos diferentes estilos e assim, conseguir atingir a alta performance com a equipa.

Como líder observa que se adapta à sua equipa ou é a sua equipa que se adapta a si?

Carla Vaz Paulo
Executive Corporate Coach

e-Estratégico, Empowering People!
Para mais informações contacte-nos.