saúde física e mental

A Saúde Física e Mental dos Executivos de Alta Liderança

Posted on Posted in Bem-Estar nas Organizações, Blog, Gestão RH, Liderança, Saúde física e mental

A Saúde Física e Mental dos Executivos de Alta Liderança.

Existem estatísticas que revelam elevados índices de depressão, stress, ansiedade e burnout em cargos de elevada responsabilidade devido ao ritmo profissional atual. Muitos destes cargos apenas conseguem estar nesse ritmo 2 a 3 anos, para depois se despedirem das empresas. São ótimos profissionais e de elevado desempenho, mas não conseguem gerir o equilíbrio entre a exigência profissional e a saúde física e mental.

Estes profissionais, normalmente Diretores e CEOs, só encontram o bem-estar e equilíbrio fora da empresa, com a prática de desporto, hobbies e no tempo de qualidade com a família e os amigos. Mas isso não chega, pois no dia a seguir a ansiedade e o stress voltam a estar presentes.

A área dos RH nas empresas, ainda não utilizam soluções mais impactantes na área da saúde física e mental para os colaboradores e até de preparação técnica no sentido de cuidar efetivamente do estado emocional dos colaboradores, e em relevância junto dos profissionais de alta liderança.

Estes profissionais são estimulados o tempo todo a estar sempre “conectados”, e a receberem elevadas quantidades de informação. Soma-se a isto, a escassez de tempo e o elevado número de decisões importantes que têm de tomar diariamente, acrescendo a “responsabilidade solitária” por cada decisão, criando, como consequência, um quadro de declínio mental.

Os fatores que mais pesam nestes profissionais neste quadro são, a pressão por resultados, a carga horária excessiva e o acréscimo de funções adicionais às que já desempenham.

É, por isso, necessário que Diretores e CEOs, obtenham competências técnicas e cognitivas, robustas, indispensáveis para o sucesso, superação e continuidade no mundo empresarial.

É possível o equilíbrio entre a elevada exigência na empresa e a saúde física e mental, mas a maioria das vezes o profissional necessita de um Coach para o orientar a ultrapassar efetivamente o stress, manter uma disciplina para preservar o equilíbrio mental, e a encontrar formas mais saudáveis de estilo de vida física e mental.

Uma gestão de empresa inteligente é disponibilizar um Coach externo para as altas lideranças sem o preconceito existente em torno das doenças mentais e psicossomáticas, associadas à fraqueza, à falta de controle das emoções e até à loucura. A prevenção da saúde mental é hoje em dia de extrema importância dentro das empresas.

Mas ainda continua a ser mais aceitável pela maioria das empresas, dar uma licença por questões físicas de saúde como cancro, diabetes e outras, do que permitir um afastamento do profissional por depressão ou síndrome de pânico. Isto leva a que os profissionais camuflem doenças tomando medicação e assim as empresas estão cheias de profissionais não saudáveis e a contribuírem para pessoas e empresas doentes.

Faça da sua empresa um local de trabalho saudável e de vontade a se querer continuar a trabalhar.

Se é profissional ou empresa e, quer cuidar da sua saúde física e mental ou da dos seus colegas, saiba quais são os programas que a e-Estratégico tem para a promoção e prevenção da saúde física e mental de forma orgânica em si ou na sua empresa.

Contate-nos e marque reunião com os nossos Coaches certificados.

Para mais informações contacte-nos.

e-Estratégico, Empowering People!