bem-estar e produtividade

Bem-Estar e Produtividade nas Empresas e Teletrabalho

Posted on Posted in Blog

Bem-Estar e Produtividade nas Empresas e Teletrabalho

O bem-estar e produtividade andam de mãos dadas. O bem-estar está associado a níveis mais altos de produtividade no trabalho. 

Existem vários estudos mundiais que demonstram que níveis mais altos de bem-estar estão associados a uma maior produtividade nas organizações.

Certos disto, são os programas de bem-estar que implementamos no local de trabalho nas empresas e em teletrabalho, e que oferecem benefícios em termos de produtividade à gestão de topo e primeiras linhas, criando assim ambientes mais produtivos e de maior bem-estar entre as equipas. Estes programas são difundidos, dentro das empresas, para as linhas seguintes, com um impacto positivo ao nível de toda a organização.

Com estes programas, as empresas percebem que o bem-estar impacta na comunicação, na autonomia e até nas condições de trabalho flexíveis. As equipas obtêm maior responsabilidade, produtividade e satisfação

Em teletrabalho, estas empresas mantiveram equipas envolvidas, motivadas, colaborativas e produtivas utilizando os nossos programas de Bem-Estar.

Com uma maior prevenção e manutenção da saúde mental das equipas em teletrabalho através dos programas conseguiu-se diminuir, o nível do presenteísmo, melhorando a capacidade de atenção, diminuindo a ansiedade e como consequência os problemas de saúde diminuíram. Colaboradores com altos níveis de stress demonstram efeitos positivos sobre o seu bem-estar e produtividade.

A relação positiva entre os níveis de bem-estar e produtividade, como de melhoria do estado de saúde e de maior mobilidade social, evidenciam os fatores importantes que temos em conta nos nossos programas de bem estar. Tanto na empresa como em teletrabalho esses factores são: a satisfação das necessidades psicológicas das equipas, a sua cooperação e a partilha efetiva.

Evitar que as equipas que estão na empresa e em teletrabalho, entrem em situação de ansiedade, insegurança, sedentarismo e stress é determinante. Os programas de Bem-Estar não só demonstram que o capital humano é um ativo que é considerado pela empresa, como também, dá a devida importância à promoção da saúde, à causa da sustentabilidade na saúde e, á competitividade da própria organização no mercado em que opera.

Estes programas de Bem-Estar demonstram também ser importantes colocando em evidência a relutância que muitas vezes os colaboradores têm em revelar que sofrem de problemas de saúde mental. Assim, a despistarem com os programas permitem a promoção da saúde desses colaboradores e, por conseguinte o aumento da produtividade dos mesmos.

Estudamos a melhor forma de implementar estes programas de Bem-Estar nas empresas, cada empresa tem um DNA próprio a preservar.

 

Conheça os nossos programas de bem-estar nas empresas e teletrabalho.

Para mais informações contacte-nos.

e-Estratégico, Empowering People!