cursos de coaching certificados em lisboa

Mentor vs Coach Executivo: Qual o Melhor para a sua Empresa

Posted on Posted in Blog, Coaching Estratégico, Desenvolvimento de Equipas, Formação, Mentoring

Mentor vs Coach Executivo: Qual o Melhor para a sua Empresa?

À medida que a procura por business coaching continua a crescer, as organizações procuram novos métodos e modelos para investir nos seus principais talentos executivos, e por isso tem aumentado a participação de lideres nos cursos de coaching certificados em Lisboa e Porto.

Mas, tal como o business coaching não deve ser confundido com terapia, as empresas também devem ter presente que o coaching de performance é uma modalidade diferente da mentoria. Embora o mentoring seja uma excelente estratégia para as organizações promoverem o desenvolvimento de carreiras, não deve ser confundido com o coaching executivo.

 

Mentoring Versus Coaching: Qual é a diferença?

Ao longo da carreira vamos tendo grandes mentores, mas esses processos de mentoria, mesmo que façam parte de um programa formal na empresa, têm geralmente um programa limitado. A mentoria é um esforço limitado que, visa respeitar o tempo e a atenção do mentor.

O coaching executivo, por outro lado, é um processo que se aprofunda nos desafios do cliente. Nos cursos de coaching certificados em Lisboa e Porto, a e-Estratégico coloca casos reais de desafio aos coachs de forma a estarem preparados para o dia a dia profissional.

Tanto um como o outro, são extremamente valiosos, mas é importante entender as diferenças e aprender a maximizar os benefícios dos dois tipos de ação.

Programa de Mentoria: A Eficácia com um Mentor

Geralmente quando se entra num processo de mentoria, não existem objetivos muito específicos. Os mentores podem fazer perguntas provocativas e ajudar os seus mentorados a descobrir a próxima etapa profissional. Devido ao tempo e recursos limitados, as mentorias tendem a ser mais informais. Um mentor que seja generoso pode dar-lhe alguns conselhos para mudar aspectos de vida, mas esse não é o "trabalho" dele, por si só.

As expectativas num processo de mentoria são limitadas. Por isso, será importante um mentor pedir aos participantes que se comprometam com o programa de mentoria, que defina e coloque metas específicas.

Os programas de mentoria podem ser a melhor opção numa organização, quando esta pretende criar melhores relacionamentos dentro da organização, expor os talentos a diferentes áreas de carreira ou melhorar as metas da organização em termos de retenção, envolvimento ou outras métricas importantes.

Os programas de mentoria são uma ótima opção para as organizações reterem os talentos mais jovens e envolverem os conhecimentos dos seus líderes mais experientes.

Programa de Coaching Executivo: Maximizar o Sucesso e Benefícios do Coaching

No coaching executivo, o coachee e o coach criam um plano mais específico e detalhado para o que pretendem alcançar juntos, com prazos acordados e resultados mensuráveis.

É importante na escolha de um coach certificado para a sua empresa, analisar os pontos fortes que este possa trazer para o coachee e organização. Alguns coaches têm conhecimentos específicos do sector em que atuam, estiveram em altos cargos de liderança, ou têm uma metodologia ou filosofia de liderança específica. Estes coachs trazem enormes vantagens para os programas de coaching.

Num programa de coaching os objetivos devem estar bem definidos para o sucesso de todos os intervenientes. Um coach deve ser capaz de ajudar o coachee a esclarecer o que pretende realizar no processo de coaching e a criar metas e métricas mensuráveis ​​para avaliar os resultados e respetivo progresso.

De acordo com a experiência do coach, existem alguns que têm um caráter também de mentor quando atuam como coaches.  A mentoria e coaching devem ficar separadas, por isso se num processo de coaching quando se identifica a necessidade de mentoria esta deve reportada e em outra ocasião realizada.

Um Coach gosta de ensinar, motivar, inspirar e ajudar a desbloquear o potencial dos seus clientes.

 

Programa de Coaching Executivo nas Empresas

Para que o programa de coaching executivo a implementar seja um sucesso deve garantir-se na empresa:

  • Comprometimento com o programa de coaching. Quem é selecionado para o processo de coaching executivo deve estar totalmente comprometido com o mesmo. O coachee precisa de ser informado como o coaching pode ajudar a elevar o seu desempenho e acreditar no valor do coaching.
  • Comprometimento com um período de tempo específico. O coaching pode ser um compromisso contínuo e aberto, mas é necessário especificar-se um período de tempo limitado para alcançar resultados específicos.
  • Definir e clarificar as expectativas de quem vai participar no programa de coaching executivo e porquê. Os objetivos da organização devem estar alinhados com objetivos do coaching para os executivos.

 

Estes pontos e outros são abordados nos cursos de coaching certificados em Lisboa e Porto, onde os participantes ficam a saber com implementar com sucesso um programa de coaching nas empresas.

Um bom mentor pode ser valioso para a carreira de um executivo, enquanto um ótimo coach pode ajudar a transformar a trajetória de uma organização inteira.

Conheça os nossos nos cursos de coaching certificados em Lisboa e Porto.

 

Para mais informações contacte-nos.

e-Estratégico, Empowering People!