Perfil Comportamental

Perfil Comportamental – Tendências e Competências

Posted on Posted in Assessment, Blog, Gestão RH, Seleção e Recrutamento, Tecnologia

Já Implementou a Gestão Comportamental na sua Empresa?

A Gestão Comportamental é uma estratégia que tem como objetivo entender as tendências e competências de comportamento dos colaboradores nas empresas e geri-los a partir dessas informações. A Gestão Comportamental possibilita o desenvolvimento de uma gestão de pessoas mais assertiva em todos os seus processos, desde o recrutamento até à saída dos colaboradores.

Um dos inputs da gestão comportamental é o mapa de perfil comportamental. O perfil comportamental mostra os comportamentos que as pessoas possuem sob diferentes estímulos de acordo com suas características. Essas atitudes são vinculadas aos valores pessoais e influências do meio e relatam de forma única e diferente o comportamento de cada um.

Para saber qual é o perfil comportamental de um colaborador, é necessário realizar o seu mapa comportamental. O mapeamento identifica as competências e tendências de comportamento dessa pessoa.

O perfil comportamental pode mudar com o tempo, pois depende de fatores como o meio em que a pessoa está inserida e o seu momento pessoal e/ou profissional. É recomendado, por isso, realizar o mapeamento do perfil comportamental dos colaboradores de 6 em 6 meses.

Para começar a utilizar o perfil comportamental na sua empresa, basta ter acesso à plataforma iPeopleS® e darmos-lhe a formação em gestão comportamental necessária de forma a melhor gerir os seus colaboradores.

A Gestão Comportamental auxilia na redução de custos através do match do perfil ao cargo que cada colaborador desempenha, gerando impactos positivos em todos os processos de gestão de pessoas, desde o recrutamento e seleção até ao último momento do colaborador na empresa. As estatísticas revelam que grande parte dos despedimentos acontecem devido a aspectos relacionados com o comportamento profissional, e não diretamente aos conhecimentos técnicos, know-how e experiências anteriores. Por isso, sabendo de antemão o perfil comportamental de quem coloca na empresa é saber gerir melhor a sua empresa.

Dessa forma, é fundamental contar com um bom mapeamento para evitar custos diretos e indiretos, tais como: alta rotatividade, adequação da formação, integração de colaboradores, qualidade das entregas dos colaboradores e, consequentemente, produtividade.

Para saber mais de gestão comportamental e de como pode mapear o perfil comportamental da sua equipa, entre em contato com os nossos consultores.

Para mais informações contacte-nos.

e-Estratégico, Empowering People!