saúde mental nas empresas

A Saúde Mental nas Empresas

Posted on Posted in Bem-Estar nas Organizações, Blog, Desenvolvimento de Equipas, Formação, Saúde física e mental

A Saúde Mental nas Empresas

Ignorar o problema da saúde mental nas empresas, cria empresas com colaboradores doentes e improdutivos, com famílias de laços efetivos quebrados e economias fracas.

Os problemas de saúde mental dos colaboradores custam às empresas mais de 40 bilhões de libras por ano, segundo um estudo da consultora Deloitte.

A OMS afirma que:

  • Trabalhar é importante para um equilíbrio mental, mas um mau ambiente de trabalho pode ser uma das maiores causas de problemas físicos e mentais.
  • Depressão e ansiedade têm um enorme impacto na economia. Mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão e o custo global estimado na economia é de US$1 trilhão por ano em perdas de produtividade.
  • Ambientes de trabalho que incentivam a saúde mental e que apoiam pessoas com problemas psicológicos são mais propensas a reduzir a ausência de colaboradores, aumentar produtividade e consequentemente aumentar ganhos financeiros e económicos.

 

Existe o estigma das pessoas falarem abertamente nas empresas sobre os seus problemas de stress e ansiedade. A maioria das empresas ainda não aceita e não sabe trabalhar a saúde mental como algo que as sociedades modernas padecem e devem prevenir e equilibrar.

É importante que as empresas fomentem a honestidade, a abertura e a autenticidade, para que os colaboradores possam dizer ao chefe que não estão bem, que estão sob stress e necessitam de umas férias.

Recentemente saiu um artigo da BBC que diz que António Horta Osório refere que a saúde mental pode “quebrar vidas”, saiba porquê e leia o artigo.

Os lideres e executivos de topo com vidas profissionais mais isoladas e que sofrem os problemas sozinhos têm maior probabilidade de estarem sujeitos a situações de ansiedade e stress diários. Estes profissionais necessitam de um Health Coach para os orientarem a ultrapassar efetivamente o stress, manter uma disciplina para preservar o equilíbrio mental, e a encontrar formas mais saudáveis de estilo de vida física e mental. Leia aqui o nosso artigo sobre este tema.

A maioria dos gestores e lideres vivem quadros de burnout e stress, ansiedade e, fadiga mental e física, por isso é importante ter programas que permitam o bem-estar dos seus colaboradores.

De forma a prevenir atempadamente a saúde mental e física dos seus colaboradores, reduzir os custos em saúde mental nas empresas e existirem colaboradores produtivas e saudáveis no seu local de trabalho, a e-Estratégico desenvolveu programas de prevenção da saúde física e mental com base em yoga e coaching.

Estes programas com duração mínima de 6 meses levam às suas equipas um maior equilíbrio mental. Estes programas atuam no coletivo na empresa e também individualmente no colaborador.

Saiba mais sobre os nossos Programas de Prevenção de Saúde Física e Mental. Marque uma reunião.

Este artigo foi também publicado aqui.

Para mais informações contacte-nos.

e-Estratégico, Empowering People!