Soft Skills para a Liderança

As Soft Skills Essenciais para a Liderança em Época de Coronavirus

Posted on Posted in Bem-Estar nas Organizações, Blog, Gestão da Mudança, Liderança, Soft Skills

As Soft Skills Essenciais para a Liderança em Época de Coronavirus

Conheça a importância das Soft Skills para a Liderança em Época de Coronavirus.

São momentos como este que o mundo atravessa de grande disrupção da economia, da saúde, do social, de valores, que exigem a cada um, aos profissionais, aos lideres, a verdadeira ponderação sobre o Valor Humano. Mas a necessidade da ponderação no valor humano com uma reflexão profunda nos valores de Sustentabilidade e de Equilíbrio.

Ás vezes é preciso uma crise para revelar as lacunas e descontinuidades. A pandemia do coronavírus revela como alguns líderes e gestores, são desafiados pelo inesperado e pela necessidade de inovar. A crise aumenta a necessidade de reavaliar os modelos de liderança e de gestão prevalecentes nas empresas mas que por vezes são considerados carentes.

Complexidade é o principal desafio dos negócios e da liderança do nosso tempo. Mas nunca pareceu tão urgente quanto este momento, com o coronavírus a mudar a vida e os negócios como os conhecemos. Os governos esforçam-se para mitigar os efeitos do surto, e os líderes empresariais lutam para proteger os seus funcionários, clientes e empresas.

 

As 10 Soft Skills recomendadas pelo World Economic Forum

Quando escrevemos o artigo “10 Soft Skills a Desenvolver até 2020 – a Nível Profissional” em 2017, sabíamos que as 10 competências sociais recomendadas pelo World Economic Forum, seriam as principais a desenvolver nos profissionais até 2020...e eis que chegado o momento! As softskills que trabalhamos com alguns profissionais foram: Resolução de Problemas Complexos, Pensamento Crítico, Criatividade, Gestão de Pessoas, Coordenação com Outros, Inteligência Emocional, Tomada de Decisão. Como também, Orientação para Servir, Negociação e Flexibilidade Cognitiva. Estas são as Soft Skills para a Liderança em época de Coronavirus, quem trabalhou nestas competências sociais durante todo este tempo, encara esta situação de crise que o mundo atravessa como um Verdadeiro Líder.

É agora exigido ao líder saber solucionar os problemas mais complexos e confusos, ter a maior das criatividades que ofereçam ideias e conselhos às suas equipas sobre como manter uma mão firme no volante durante a crise. Com também, saber orientar a sua organização e equipas nesta transição de volta à normalidade quando a crise acabar.

 

Hoje mais do que nunca é necessário envolver e alinhar todas as pessoas certas neste momento decisivo com as 10 soft skills na mão e “a todo o vapor”.

Portanto, para enfrentar a complexidade da crise atual, os líderes devem reunir envolvendo as suas equipas com grande variedade de pessoas de dentro e fora da sua organização, para:

  • permanecerem alinhados com a nova estratégia
  • permanecerem motivados e em colaboração
  • manterem relacionamentos com os clientes e agregar valor
  • maximizarem os lucros existente
  • encontrarem novas oportunidades de lucros
  • avançarem em imperativos estratégicos com base no valor da sustentabilidade e equilíbrio

Um verdadeiro líder:

  • conhece as soft skills para a liderança com o coronavirus e transmite-as às suas equipas
  • antecipa o que pode causar sofrimento nas equipas;
  • transmite às equipas valores humanos impactantes;
  • implementa processos de inovação ágeis apoiados em bases sólidas de humanismo;
  • disponibiliza a todos maior inteligência social/emocional, promovendo-a e sendo o principal exemplo, não o “líder social” que passa e nada cria de verdadeiro valor;
  • permite a revolução tecnológica entrar sem criar ansiedade nas equipas, promovendo a saudável utilização das mesmas;
  • impulsiona nas equipas transformação, para que todos possam estar preparados para as mudanças construtivas que acontecem diariamente, segundo a segundo;
  • tem uma visão holística que beneficia todos;
  • sabe que precisa de todos.

Pretende apoio para as suas equipas, estejam elas em tele trabalho ou na empresa, de forma a manterem-se focadas, motivadas, engage, confiantes e com boa saúde mental? Entre em contato conosco. Saiba mais acerca dos Programas: Programas de Bem-Estar Online para a Excelência da Saúde Mental em Teletrabalho e na Empresa.

Para mais informações contacte-nos.

e-Estratégico, Empowering People!